As transformações que provocam os meios de comunicação integrados aos computadores possibilitam maior praticidade no cotidiano, já que muitos dos meios de comunicação nem sempre apresentam facilidade, o comodismo, informações, espaço e tempo tão práticas e rápidas como a internet por exemplo nos proporciona.
Novos aprendizados seria usar dessa ferramenta na prática docente, levar os diversos conteúdos integrados a essa tecnologia e desenvolver atividades mais significativas e reflexivas em muitos temas abordados no dia-a-dia.
O papel do docente ante as tecnologias, seria o desenvolver e orientar os discentes no bom manejo dos recursos e ferramentas , de habilidades e competências que sejam de acordo, tanto com a proposta de seu trabalho quanto ao bom acesso , da interação no cotidiano de cada individuo ,na sociedade . Deve esperar-se que o computador e suas ferramentas, devem ser usadas para as boas intenções e não as atitudes adversas ao objetivo esperado em ambos os ambientes a serem utilizados.
O computador para o docente em suas aulas, seria de grande importância em muitos conceitos: como a de realizar a leitura de imagens , o da pesquisa, da escrita da diversidades de gêneros e estar desenvolvendo o intercâmbio, pela troca de emails, de estar montando blogs, mostrando as vivencias tanto da escola quanto do seu dia-a-dia, a utilização de jogos educativos e significativas aos conteúdos que muitas vezes demandam de mecanização por serem utilizados desde os anos iniciais até o término dos estudos, etc...
O acesso a tecnologia do computador , de suas ferramentas e da comunicação via internet é super-importante, principalmente de fazê-lo bem orientado. Com um ambiente que lhe proporciona esse recurso entrelaçado ao trabalho pedagógico faz com que todos ao terem o contato , docentes e discentes ,a desenvolver metodologias que possam fazer o o uso correto e adequado tanto para o cotidiano escolar quanto ao cotidiano em sociedade. Em ambos os casos , tanto para docentes e discentes poderão aprender e desenvolver e utiliza-los para enriquecer a linguagem oral,leitora e escrita, não só em assuntos interpessoais como na realizações de projetos , pesquisas , debates , troca de informações e outros , fazendo com que o ambiente seja ainda mais prazeroso e principalmente promissor,rico em ensino-aprendizagem.
Alex Sandro Nunes,Abaitinga, SMA, 22 de setembro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário